Cassinha Carvalho acompanha intervenção na via de acesso ao bairro Castelo

Cassinha Carvalho participa de reunião mensal do Fomenti
03/12/2018
Rompimento da barragem de Brumadinho – por Cassinha Carvalho
05/02/2019
Mostrar tudo

Cassinha Carvalho acompanha intervenção na via de acesso ao bairro Castelo

Morro de acesso ao bairro Castelo recebeu intervenções nesta terça-feira (18).

Atendendo a uma demanda antiga da comunidade dos bairros Castelo e Cariru, a vereadora Cassinha Carvalho acompanhou nesta terça-feira (18) as intervenções realizadas pela Prefeitura de Ipatinga, no morro de acesso ao bairro Castelo.

A vereadora levou a conhecimento da Secretaria Municipal de Obras, em abril de 2017, que o local se encontrava em risco de desmoronamento. Agora, um ano e três meses após os alertas, a situação ficou ainda pior com o aumento da rachadura no asfalto. Com a reforma da pista, os moradores podem voltar a trafegar com segurança no local.

“Enviei ofícios aos dois secretários anteriores, informando sobre o problema. Acompanhei visitas técnicas realizadas pelas equipes da PMI, COPASA e, até mesmo, do Ministério Público. Na última semana, tive oportunidade de levar o caso para conhecimento do atual secretário de Obras, José Maria Ferreira, que nos atendeu tão logo possível, evitando uma fatalidade”, relata Cassinha Carvalho.

Entenda
No ano passado, a vereadora acompanhou uma visita técnica ao local, junto a representantes da Associação de Moradores dos bairros Castelo e Cariru, COPASA e Prefeitura de Ipatinga (PMI). Conforme laudo técnico da COPASA, encaminhado às Secretarias Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a responsabilidade não recaia sobre a concessionaria. Além disso, os moradores do bairro Castelo acionaram o Ministério Público (MP) pedindo que alguma intervenção fosse realizada.

Depois de mais de um ano das primeiras avaliações e a proximidade com o período de chuvas, a rachadura no asfalto voltou a aumentar, assustando a comunidade que passa pelo local.

O engenheiro Bráulio Magalhães, que trafega com frequência pela via, realizou contato com a vereadora e alertou sobre a gravidade das rachaduras. “A estabilidade dos taludes é condição primária para a segurança da via e das áreas adjacentes. No local podemos verificar que há fendas e rachaduras na pista de rolamento devido a uma massa de solo em movimentação. Se ações mitigadoras e de reparo não ocorrerem imediatamente, o risco de uma tragédia aumenta exponencialmente durante o período de chuvas”, conta o engenheiro civil.

Após nova conversa com o atual secretário de Obras Públicas, a PMI realizou, nesta terça-feira, reparos no asfalto e seguirá com demais providências para conter a rachadura e a população voltar a utilizar a via em total segurança.

“Meu gabinete sempre está de portas abertas para a demandas das comunidades e associações de bairros. No que for possível farei as mediações para atuar em parceria com o executivo que, mesmo neste momento de crise, tem atendido as necessidades da nossa população”, agradece a vereadora Cassinha Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *