Apoio e solidariedade ao parkinsoniano

Cassinha Carvalho defende pautas para Ipatinga em Belo Horizonte
06/05/2019
Cassinha Carvalho acompanha visita do secretário de estado de Transportes e Obras Públicas ao Vale do Aço
10/05/2019
Mostrar tudo

Apoio e solidariedade ao parkinsoniano

Cassinha Carvalho participa da 6ª Run For Parkinson’s em Ipatinga

 

A vereadora Cassinha Carvalho se juntou a atletas profissionais e amadores no último domingo (5), no Parque Ipanema, na 6ª Run For Parkinson’s Brasil. O evento é realizado anualmente pelo “Dia Mundial da Doença de Parkinson”, celebrado no dia 11 de abril. O objetivo é conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce e seus sintomas.

“É meu dever como figura política e cidadã apoiar este evento que chama nossa atenção para a causa dos parkinsonianos. Além disso, o esporte é sempre a melhor forma de combate, prevenção e superação de doenças”, declara a vereadora que também é educadora física.

Em Ipatinga, o evento foi realizado pela Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais e de Ipatinga (Asparmig), com apoio da Prefeitura. Contou com a presença de portadores da doença, familiares, lideranças políticas e demais apoiadores da causa. Conforme informações da PMI, mais de 750 pessoas participaram da atividade.

Sobre a doença
De acordo com o Ministério da Saúde, a Doença de Parkinson (DP), descrita por James Parkinson em 1817, é uma das doenças neurológicas mais comuns e intrigantes dos dias de hoje. Tem distribuição universal e atinge todos os grupos étnicos e classes socioeconômicas. Estima-se uma prevalência de 100 a 200 casos por 100.000 habitantes.

Ela é causada pela deterioração de neurônios dopaminérgicos da substância negra cerebral e também pelo comprometimento de outras regiões, como o núcleo dorsal do vago, sistema olfatório e alguns neurônios periféricos. Fatores genéticos também devem ser considerados, principalmente em casos precoces (antes dos 50 anos), que são mais raros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *