Minha história

Quem é Cassinha Carvalho?

Esta é Cassinha Carvalho

Cassinha é dessas mulheres que têm o dom natural de congregar pessoas em torno de si. O vigor com que ela enfrenta as rotinas diárias não permite que ela passe despercebida.

Movida pela energia de uma atleta, ela construiu carreiras diversas ao longo da vida: bancária, educadora física, advogada e legisladora. Mas o que de fato a distingue da maioria é sua natureza motivadora e sua vocação de não aceitar limites. Prova disso é que as comunidades em que Cassinha viveu, e sobretudo atou, nunca passaram imunes à sua agitação.

Nascida em Caratinga, onde morou até os 21 anos de idade, ela aprendeu a olhar para o outro ainda na juventude. Deu aulas de reforço para estudantes com dificuldade de aprendizagem, cuidou de crianças e idosos. Sua aptidão para o ensino aflorou logo aos 16, quando foi estagiária no Magistério.

Em 1982 ela chega a Ipatinga, no Vale do Aço, onde conhece o engenheiro metalúrgico José de Souza Carvalho, hoje seu marido e pai de seus filhos Marcos, João Otávio e de sua filha Bianca. Foi no Unileste-MG, em Coronel Fabriciano, que ela se graduou em Educação Física, lecionando mais tarde em diversas escolas da região.

Depois ela retoma os estudos para tornar-se advogada pela Fadivale, em Governador Valadares, e segue carreira jurídica nas duas últimas décadas. Mas o entusiasmo dela pelo conhecimento não termina nunca. Ela está prestes a concluir o doutorado em Direito, Estado e Cidadania pela Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos Aires, além do MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades, pelo Centro Universitário Internacional.

Este último curso foi motivado por sua decisão de ingressar na vida pública, pois Cassinha tem convicção de que não basta honestidade e lisura para se assumir um cargo político. “É o conhecimento que nos torna bons em alguma coisa e nos permite evoluir. Juntos, o saber, a capacitação e a integridade nos preparam para usar todo nosso potencial, e nos levam poderosamente adiante”. É esta equação que impulsiona seu mandato de vereadora de Ipatinga, para o qual ela foi eleita em 2016, logo em sua primeira candidatura.

Estampando sempre um sorriso contagiante, Cassinha não se cansa de incentivar pessoas e fazê-las acreditar que o engajamento no bem-estar social é o único caminho possível para a transformação de uma sociedade que ainda tem muito a melhorar. Progredir enquanto corpo social, se aperfeiçoar enquanto sistema produtivo, evoluir enquanto ser humano… Nessa longa caminhada, ela exerce o espírito de liderança para demonstrar que cada cidadão é corresponsável pelo êxito da coletividade.

Esta é Cassinha Carvalho, bem-vindos à sua vida.